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[Qual a importância da Taxa de Cliques?]

Qual a importância da Taxa de Cliques?

Saiba agora mesmo o que é Taxa de Cliques ou CTR e como aumentar o número de cliques em seus anúncios.

Quer melhorar o desempenho das suas campanhas de links patrocinados?

Então, você precisa conhecer bem o que é CTR e como aumentar a taxa de cliques da sua palavra-chave e do seu anúncio.

Por meio desse indicador, é possível avaliar quais deles apresentam um bom desempenho e quais ainda devem ser otimizados.

Funciona assim

Quando um internauta realiza uma pesquisa, o Google mostra para ele resultados relevantes.

Mas, se o seu CTR for baixo, o buscador vai entender que você não oferece o que está sendo procurado.

Já um CTR alto mostra que seus anúncios são úteis. Consequentemente, quanto maior o seu CTR, menor o seu custo por clique (CPC).

O que é CTR?

A sigla CTR significa Click Through Rate e, em português, refere-se à taxa de cliques.

Ela é uma métrica importante para a avaliação do desempenho de um anúncio, seja no Google AdWords, seja nos chamados social ads das redes sociais.

Para calculá-la, basta dividir o número de cliques de uma propaganda pelo seu número de visualizações.

CTR = número de cliques ÷ número de visualizações.

Por exemplo:

Se a sua palavra-chave tem 60 cliques e 6 mil impressões, o seu CTR será de 1%.

O Call to Action é um desses pontos, se não o principal quando falamos em Taxa de Cliques. Criar peças criativas com conteúdo relevante de nada adianta se o seu Call to Action não for efetivo. Você precisa que ele seja chamativo, tenha um texto claro e que pareça um botão clicável. Isso mesmo! Um botão! Muitos usuários se frustram quando não reconhecem de cara onde precisam clicar ou interpretam o e-mail como um simples informativo. E aposto que não é isso que você quer.

Ainda falando do Call to Action uma boa ideia pode ser fazer testes com nomes diferentes para o botão como “Confira”, “Compre”, “Saiba mais”. Outro formato que costuma dar bons resultados são botões com senso de urgência, por exemplo: “Últimas peças”, “Poucas unidades”, “Estoque limitado”. Quando você faz testes como este, você consegue planejar suas próximas campanhas analisando os relatórios e aplicando as estratégias que historicamente trazem melhores resultados para seu negócio.

Outro ponto que é crucial pensar na hora de construir qualquer campanha online são os vários devices disponíveis. Seu cliente pode visualizar sua campanha em uma televisão de 60” na qual o computador está conectado ou em uma tela de celular de 3,5”. Nesse caso, se a sua arte não for adaptável, a experiência causada por ela pode ser muito frustrante, mesmo que seja uma peça atrativa, com design refinado e bem pensado. Por isso, HTMLs responsivos que se adaptem bem a dispositivos móveis, hoje é uma obrigação.

E qual é a sua importância?

Essa métrica traduz a qualidade das suas palavras-chave e, portanto, dos seus anúncios.

Se eles apresentam um CTR baixo, isso significa que têm poucos cliques se comparado à quantidade de impressões. Logo, seu custo será mais alto.

Além disso, p CTR é um dos fatores que compõem o índice de qualidade (IQ) do Google AdWords, assim como a relevância do anúncio e da página de destino (landing page).

O IQ dá notas de 0 a 10 para os anúncios de acordo com tais critérios.

Assim, para que a sua campanha tenha uma boa performance e um CPC menor, é fundamental trabalhar para melhorar a sua taxa de cliques.

Como saber se o CTR está alto ou baixo?

A capacidade de realizar esse tipo de análise vai depender do seu segmento de atuação e, claro, da sua experiência com anúncios.

Afinal, com o passar do tempo, o profissional aperfeiçoa a sua capacidade de interpretar os dados.

Ao examiná-lo, não se esqueça de separar os modelos de campanha, já que a performance de uma publicidade na rede de pesquisa não vai ser igual ao da obtida na rede de display.

Isso porque, no segundo caso, o objetivo costuma ser mais obter visualizações do que cliques.

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