Criação de sites

Planejamento, Criação, Produção e Implementação de Sites

[Criação de sites]

O que é um site?

Pode parecer estranho responder a esta pergunta escrevendo em um site, mas na internet é onde todas as informações do mundo estarão algum dia, inclusive toda a meta informação a respeito da própria internet.

A palavra site é originária do inglês, e seu significado em português é o mesmo que sítio. Mas o termo está tão difundido que o seu termo correspondente não é comumente utilizado. Surgiu, também outro termo em inglês, que também se difundiu na nossa linguagem, o Website. Ambos os termos possuem o mesmo significado, um conjunto de páginas virtuais localizados em algum servidor da Web.

No entanto, a pergunta que fica é: para que serve um site? Por qual motivo as empresas ou organizações criam e mantém um Website?

No início da Internet, criar um site não era considerado um investimento e sim como um luxo desnecessário, mas atualmente com as inúmeras facilidades e custos reduzidos, já existem milhões de sites espalhados pelo mundo todo.

Com o passar do tempo, a criação de sites personalizados tornou-se uma grande necessidade para empresas de pequena, médio e grande porte, aumentando a interação com os clientes e uma vitrine mundial para mostrar seus produtos e serviços. Poderemos criar áreas gerenciáveis que você mesmo poderá atualizar o site em qualquer momento sem a necessidade do programador ou webmaster, tornando-o mais dinâmico e com atualizações de acordo com as suas necessidades e da sua empresa.

Abaixo, vamos identificar alguns dos tipos mais comuns de sites que existem na internet.

Tipos de sites, qual atende as necessidade do seu negócio?

O site é como um escritório virtual, um ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores e recrutamento de funcionários, permitindo exibir instruções de uso, FAQs, realizar pesquisas, coletar sugestões e críticas, divulgar eventos, entre outros. Também utilizado como um instrumento de publicidade, divulgando a marca ou empresa, exibindo portfólio, captando novos clientes e sendo um cartão de visitas online.

Além do propósito institucional, o site é utilizado para exibir os produtos ou serviços oferecidos, podendo ser acessados a qualquer hora e atualizados conforme a necessidade, e eliminando custos de impressão e envio. Ainda podem integrar um sistema de pedidos e de orçamentos para que seja trabalhado pela equipe de vendas.

Neste caso, além de apresentar os produtos ou serviços oferecidos, ainda permite que a venda seja concretizada sem a interação direta de um vendedor, sendo que o pagamento, o cálculo do valor do frete, prazo e forma de entrega são realizados de forma eletrônica. Pode também incluir um sistema de controle de estoque e gestão de clientes.

Jornais, revistas e agências de notícias utilizam a Internet para veicular notícias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivíduos comuns também publicam informações na Internet, por meio de blogs, podcasts e videocasts.

Existem sites cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicações de desktop e utilizando o navegador da Internet. Como exemplo, podemos citar planilhas, agendas, sistemas que implementam processos de negócio de uma empresa, diretório de serviços, redes sociais, entre outros.

Se a sua empresa ainda não possui um site, ou se você entende que ele pode ou precisa ser melhorado, entre em contato conosco e vamos trabalhar para criar o Website da sua empresa.

Leve a sua empresa à frente de seus concorrentes e aumente a captação de clientes.