Marketing Digital

Categoria » Postagem sobre Marketing Digital.

[O que são Leads no mundo dos negócios?]

O que são Leads no mundo dos negócios?

Descubra tudo sobre o que são leads e aprenda 8 dicas de como transformar um Lead em um cliente potencial para sua empresa.

Conseguir clientes de nicho e torná-los fidelizados ao seu negócio é uma tarefa árdua. No entanto, existe uma técnica que pode facilitar esse processo para melhorar os resultados da empresa. Investir em geração de Leads pode ser uma solução bastante eficiente para o seu site ou blog.

Mas, afinal, o que são leads?

Independente do ramo de negócios que você tenha na internet, ele vai depender exclusivamente de um público para gerar lucros. Esse público pode ser definido e capturado através de landing pages bem desenvolvidas que atrairão essas pessoas por meio de conteúdo. Se alguma pessoa ficar interessada no produto ou serviço dessa página, fazendo alguma ação como assinar a newsletter, curtir a página no Facebook ou baixar material para download, vai se tornar um lead.

Nem sempre um usuário capturado se tornará um lead rentável. Muitas vezes, eles querem somente a informação e mais nada. Porém, esse usuário vai fazer parte da lista de possíveis clientes qualificados e, com o tempo e o trabalho de marketing de conteúdo direcionado, poderá vir a ser um verdadeiro negócio.

Quais são as diferenças entre os usuários?

Para te ajudar a entender ainda mais o que é lead, é necessário que você conheça as diferenças entre os usuários que entram em sua página/site. Afinal, existem vários termos utilizados no mercado digital, e é muito importante não confundi-los 

- Visitantes: É o termo utilizado para pessoas que acessam seu site em um período de tempo determinado, por exemplo, apenas uma vez. Eles não são necessariamente frequentes em sua página, mas você sabe que já estiveram ali. O visitante é o primeiro contato que você terá com uma pessoa que mostrou algum tipo de interesse em seu negócio, mesmo que essa curiosidade tenha sido momentânea.

- Subscribers: Uma pessoa que visitou sua página, se gostou de seus conteúdos e teve interesse em saber mais sobre o que você tem para falar, geralmente, assina sua newsletter (caso você tenha uma) para acompanhar sua marca em seus canais de comunicação. Essa pessoa é considerada uma subscriber.

Porém, a princípio, é bem provável que ela queira apenas receber conteúdos educativos. Ela ainda não sabe que tem um problema que precisa de solução. Mas o interessante é que o subscriber quer aprender mais sobre o que você tem para mostrar, por isso, ele acessa sua página constantemente.

Como os subscribers já demonstraram interesse em seu conteúdo, eles são leads em potencial.

- Leads: Esses são usuários que estão ao alcance de sua empresa. Por você já ter informações como email ou até mesmo telefone deles, já que eles, provavelmente, se inscreveram em seus canais de comunicação e acompanham tudo o que você posta, você já pode pensar estratégias para torná-los clientes ideais.

No mercado digital, o e-mail é a informação disponibilizada por uma lead. Mas por que é tão importante ter o contato pessoal de alguém?

O e-mail é um dos principais canais de comunicação na internet. Por isso, ele é uma ferramenta poderosa. Esse tipo de contato é baseado em pessoas reais que deram autorização para você falar com elas.

Então, a lead não é só quem deixa as informações pessoais para a empresa. Ele é um contato qualificado. Ou seja, alguém que já identificou que tem um problema e sabe que precisa de uma solução.

Para alguns estudiosos de marketing, há um tipo de lead chamado de lead qualificado. Porém, isso é apenas uma nomenclatura e depende de sua linha de estudos.

Por que investir em geração de leads?

Quando se desenvolve um material ou conteúdo específico direcionado para um determinado segmento de mercado são grandes as chances de aumentar a geração de tráfego no site. Considerando essa possibilidade, é necessário criar uma landing page criativa e disponibilizar algum atrativo gratuito mediante cadastro do usuário para a captação de leads, como e-books, artigos especiais, vídeos, infográficos, qualquer formato de conteúdo com uma informação relevante para essas pessoas. Aqueles que se cadastrarem se tornarão leads qualificados, ou seja, um público realmente interessado no que você oferece.

Confira as principais vantagens em investir na geração de leads:

- Geração de tráfego específico: Quando se desenvolve uma campanha de marketing direcionada para a captação de leads, geralmente, um público muito selecionado deve ser atraído e, consequentemente, aumentar a geração de visitas no site. Agora é preciso estar preparado para fazê-lo interagir de alguma forma.

– Formação de uma lista de clientes selecionados: Com o desenvolvimento de uma landing page, o esforço será direcionado para a captura de tráfego. Nesse ponto, vale a criatividade para surpreender o usuário e convencê-lo a se inscrever e baixar o seu material. Essa é uma grande oportunidade para reter esse público valioso que virá a ser o seu lead.

– Criação de relacionamento: você já desenhou o funil de vendas do seu negócio e agora é a hora de usar conteúdo para fazer a condução dos leads nas etapas desse funil. Resolver as dúvidas, mostrar cases de sucesso, diminuir a rejeição do produto através de conteúdos de qualidade e bem estruturados é o objetivo. Se você contratou um software de automação de marketing, esse caminho fica mais fácil. Dá para saber exatamente quem são os seus leads, como fizeram contato com a marca, se são seguidores e muitas outras informações que ajudam a traçar esse caminho de vendas e não perder tempo com leads que não vão virar negócios.

– Campanhas mais bem mensuradas: Com todas as facilidades que uma lista de leads qualificada pode proporcionar, uma se torna bastante especial. A capacidade de mensuração das campanhas de e-mail marketing ou outro meio de comunicação se torna muito mais eficiente e mostra resultados mais próximos da realidade. Isso permite reações otimizadas através de insights e feedbacks adquiridos para focar em soluções que leve o usuário a mais importante função desse esforço: a conversão em vendas.

– Aumento na taxa de conversão: Todas as vantagens descritas até aqui são para alcançar um objetivo claro: a conversão em vendas do seu produto ou serviço. É muito provável que com um planejamento de investimento em geração de leads a taxa de conversão de seu site ou blog ganhe maiores proporções e, quanto mais refinada for a estratégia, melhores serão os resultados obtidos.

De qualquer forma, investir em geração de leads cria ferramentas inteligentes para o desenvolvimento de um plano de marketing direcionado e focado em resultados ainda maiores.

Gostou do post? Comenta aí!


Veja os Posts Relacionados!