- 23/12/2021 às 12:00:00
- Fonte: Antônio Luiz Alves
As redes sociais mais usadas no Brasil têm o poder de promover negócios, você sabia? Imagine conhecer os 10 canais mais acessados no país e ter a oportunidade de aumentar suas vendas por meio delas. Incrível, não?
O Brasil está em segundo lugar no ranking de países habituados a usar mídias sociais, atrás somente das Filipinas. O país tem uma média diária de 3h43min dedicadas à rede social, o que pode ser visto como uma boa oportunidade de crescimento no mundo empresarial.
No último ano, segundo o relatório Digital in 2017, do site We Are Social, cerca de 19 milhões de novos usuários se conectaram nas redes sociais mais usadas no Brasil presentes nesta lista. Este número representa quase 10% da população do país.
Além desse número, outro ponto interessante é a finalidade do uso das mídias sociais. 67% afirmam usá-las a fim de se divertir, mas também se informam por meio de alguma mídia digital.
Estes números mostram que quando você opta por investir em Marketing Digital, estar nas redes sociais mais usadas no Brasil é uma estratégia imprescindível e deve ser trabalhada, assim seu negócio ganhará projeções maiores.
As 10 redes sociais mais usadas no Brasil
No Marketing Digital, redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo.
E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as redes sociais mais populares, que têm maior número de usuários.
Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil:
1. Facebook
Você já deve ter ouvido dizerem que "se não está no Facebook, não existe". Isso porque o Facebook é de longe a rede social mais popular do planeta - e, por consequência, do Brasil. Já são mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, 139 milhões deles por aqui.
Isso coloca o Brasil como terceiro principal usuário da rede social, atrás somente de Índia e Estados Unidos.
O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros.
É por isso que, para empresas que investem em Marketing Digital, é praticamente impossível não estar no Facebook.
2. YouTube
O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente.
O site foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O sucesso meteórico fez com que a plataforma fosse adquirida pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares.
Como o formato do vídeo é uma grande aposta atualmente, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.
3. WhatsApp
O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo ganhou até o "carinhoso" apelido de zap zap.
Em 2017, também entrou na moda dos Stories e implementou a funcionalidade, que foi batizada de "WhatsApp Status".
4. Facebook Messenger
O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016.
Com a "separação", o download do aplicativo Messenger tornou-se praticamente obrigatório para usuários da rede social via smartphones, já que não é mais possível responder mensagens pelo aplicativo do Facebook.
Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes.
5. Instagram
O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis. É uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários, com a possibilidade de aplicação de filtros e outras edições.
O Instagram tem mudado bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook, que pagou 1 bilhão de dólares pela transação. Hoje é possível postar fotos de proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories, dentre outros.
Ter uma conta na rede social é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual; humanizar a marca, mostrando os bastidores, por exemplo; e de atrair candidatos, caso esteja contratando.
6. Twitter
O Twitter atingiu seu auge em meados de 2009 e de lá para cá está em declínio, mas isso não quer dizer todos os públicos pararam de usar a rede social.
Hoje, a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.
7. Skype
Utilizada com frequência em campo empresarial, o Skype conta com aproximadamente 15% da população em seus registros. Esta rede social nasceu em 2003 e oferece um serviço que outras também oferecem, como a comunicação via mensagens e vídeos.
O fato de ainda figurar entre as 10 redes sociais mais usadas no Brasil, mesmo após quase 15 anos do seu surgimento, mostra um pouco de sua importância.
As empresas utilizam o Skype para facilitar a comunicação entre os colaboradores. Trata-se de uma ferramenta efetiva que substituiu e-mail nos diálogos internos. Além disso, também há a opção de atender clientes por meio da mídia social.
8. LinkedIn
A maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo tipo, como o Facebook.
A diferença é que o foco são contatos profissionais — ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias.
É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.
9. Google+
A rede social do Google acabou não se popularizando como o planejado. É difícil encontrar uma empresa que possua mais engajamento ou que gere mais tráfego a partir do Google+ do que do Facebook, por exemplo.
Nos últimos anos, tem tentado se reinventar para conquistar mais usuários, fazendo uma série de atualizações. A última foi em janeiro de 2017, como falamos no post Saiba o que levou ao fim do Google+.
10. Pinterest
Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens. O usuário pode compartilhar e gerenciar imagens temáticas. Serve basicamente para armazenar inspirações de decorações de festas, maquiagens, viagens, etc.
Na décima posição das redes sociais mais usadas no Brasil, o Pinterest conta com 70 milhões de usuários cadastrados, cerca de 80% do seu público é composto por mulheres.
Em âmbito empresarial, você pode selecionar imagens que façam referência a sua empresa ou de alguma forma ajude na construção da marca e, assim, o usuário chegará até você por meio dessa mídia social.
Além disso, também pode elaborar pins patrocinados que aparecem no feed dos usuários. Pins são marcadores visuais que possuem um link de direcionamento ao local original e facilitam a localização de informações desejadas pelo usuário.
Investir em rede social é sinônimo de sucesso
As redes sociais surgiram com um intuito de nos aproximar e facilitar a comunicação. Mas hoje tem se mostrado uma estratégia fundamental para o crescimento de negócios, independente do porte do empreendimento.
Como mostramos no material, os números de usuários alcançados são cada vez maiores. E a tendência é melhorar ainda mais.
Com o acesso à internet cada vez mais facilitado no país, apostar em métodos antigos tornou-se inviável e menos efetivo que o marketing nas mídias sociais.
Agora você já sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil, analise a mais adequada ao seu segmento e veja os resultados que sua empresa terá com este investimento.