Redes Sociais

Categoria » Tudo sobre as Redes Sociais.

[Saiba o que levou ao fim do Google+]

Saiba o que levou ao fim do Google+

O Google+ deve se tornar um produto exclusivamente corporativo em breve. Mas antes, passa por um escândalo de vazamento de dados.

O presidente de Engenharia do Google, Ben Smith, anunciou no dia 08 de Outrubro no blog da ferramenta que o Google+ está com os dias contados.

De acordo com o que foi relatado no blog post oficial, a empresa está passando por um processo de revisão das políticas internas de acesso de dados chamado Project Strobe.

A partir dessa análise, o time responsável pelo aplicativo finalmente compreendeu uma verdade que já estava clara para alguns: o Google+ não é um sucesso entre os usuários - muito pelo contrário.

Os níveis de uso e engajamento do aplicativo são extremamente baixos, cerca de 90% das sessões no Google+ duram menos de 5 segundos.

Fora isso, eles observaram também que todo o conjunto de API’s do Google+ eram extremamente desafiadores para serem desenvolvidos e mantidos pela empresa.

Qual a polêmica por trás do fim do Google+?

O Google está prestes a ter o seu momento Cambridge Analytica. Um bug de segurança permitiu que desenvolvedores terceirizados acessassem os dados do perfil de usuários da rede social Google+ desde 2015, até que o Google o descobrisse e corrigisse em março, mas decidiu não informar o mundo.

Quando um usuário dava permissão para que um aplicativo acessasse os dados do perfil público, o bug também permitia que esses desenvolvedores acessassem os campos de perfil não públicos deles e dos amigos deles. Ao todo, 496.951 nomes completos de usuários, endereços de e-mail, datas de nascimento, sexo, fotos de perfil, lugares vividos, ocupação e status de relacionamento foram potencialmente expostos, embora o Google afirme que não há provas de que os dados foram utilizados pelos 438 aplicativos que poderiam ter acesso aos dados.

O Google não queria ser comparado ao Facebook, durante a fase do escândalo relacionado à Cambridge Analytica, afirmou a empresa em um memorando interno.

Como será o fim do Google +?

Para tentar tranquilizar os usuários da rede, o Google anunciou também que não foram expostos quaisquer dados de postagens ou mensagens pessoais.

Além disso, quem possui uma conta no Google+ terá até agosto de 2019 para resgatar seus dados e se desconectar por completo do sistema.

Outro ponto que foi comentado no blog post da empresa foi que apenas o Google+ para usuários será desativado, mas não a sua versão corporativa, que aparentemente vêm apresentando melhores resultados.

Gostou do post? Comenta aí!


Veja os Posts Relacionados!