- 23/12/2021 às 12:00:00
- Fonte: Antônio Luiz Alves
No marketing tradicional, anúncios em jornais e revistas são uma maneira comum de divulgar um negócio e promover vendas.
Pois bem, no marketing digital, nós temos um elemento similar: os Ads, ou seja, anúncios online. Similar no conceito, porém, bem mais poderoso!
Existem vários canais (chamados de “mídias pagas”) que você pode usar para divulgar ads. Neste artigo, vamos focar nos dois principais: Facebook Ads e Google Adwords. Eles ganham o pódio graças a sua abrangência, aos recursos que oferecem e aos resultados que garantem.
Mas, e se você precisasse escolher apenas um deles, qual seria o melhor?
A resposta a essa pergunta exige um pouco de análise, já que Facebook Ads e Google Adwords possuem algumas características bem distintas entre si. Cada um deles tem forças e fraquezas.
Vantagens do Google Adwords
1 – Palavras-chave e Segmentação
Com as palavras-chave, é possível atingir o usuário no momento da busca, ou seja, aparecer para quem está efetivamente buscando pelo produto ou serviço. Além disso, também possível segmentar por localização geográfica, idade e gênero do público.
2 – Pague por clique
Só há cobrança quando algum usuário clica efetivamente no seu anúncio. A dúvida que surge pode ser a de seja caro para estar nas primeiras posições do Google, porém, muitos fatores são levados em consideração pelo Adwords para que o anúncio esteja bem posicionado, sobretudo a relevância. Isso se deve principalmente à experiência do usuário, ou seja, anúncios com melhor descrição, palavra-chave e boas página de destino serão melhor posicionadas sem necessariamente pagar mais caro por isso.
3 – Sem gasto mínimo, controle do orçamento e relatórios em tempo real
No Google Adwords é possível determinar o orçamento a ser investido sem que precise de um valor mínimo, ou seja, pode começar investindo qualquer valor. Em tempo real, é possível possível verificar os valores que estão sendo cobrados e quais os retornos gerados sobre as campanhas, permitindo alteração e otimização.
4 – Anúncios no ar em poucos minutos e ROI
Definidas as palavras-chave e feito os anúncios, em poucos minutos a campanha estará no ar e visível a milhares de usuários. E com alguns cálculos é possível determinar o tamanho do seu Retorno Sobre Investimento – ROI, ou seja, se o seu lucro está de acordo com o valor investido nas campanhas.
Desvantagens do Google Adwords
1 – Se o site não for efetivo, os custos são mais altos
O Google valoriza a experiência do usuário. Desta forma, se o site não possuir conteúdos e aparência relevantes, não ser seguro ou não seguir as políticas corretas, para permanecer nas primeiras posições os custos serão muito mais elevados.
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma plataforma do Facebook voltada para produção e gerenciamento de anúncios. Destaca-se, sobretudo, por segmentar de forma mais assertiva e os mais diversos formatos de anúncio.
É considerada umas das mais eficientes para o Marketing Digital, principalmente pelo grande número de usuários ativos e pelos anúncios que tem mais apelo junto ao público-alvo.
Vantagens do Facebook Ads
1 – Posts Patrocinados e Anúncios Fora da Timeline
Há a opção de promover os posts que estão na fanpage e, por vezes para não sobrecarregá-la, é possível patrocinar postagens para veicularem sem estar propriamente na fanpage.
2 – Segmentação
O Facebook Ads permite segmentação extremamente específica por localização, idade, gênero e perfis de interesse, o que torna o anúncio muito mais efetivo, visto que apenas pessoas realmente relevantes para o negócio serão atingidos.
3 – Custo Por Clique
O cálculo do CPC (Custo Por Clique) no Facebook é feito pelo valor investido dividido pela quantidade de cliques recebidos, assim, quanto mais cliques o anúncio tiver, menos irá custar.
4 – Tipos de Anúncio
O Facebook Ads possui uma variedade enorme de anúncios para cada etapa e tipo de negócio, ou até mesmo utilizada para apoiar as demais estratégias de marketing.
Desvantagens do Facebook Ads
1 – O usuário nem sempre está procurando por aquilo
Ao contrário do Adwords, o usuário será impactado com um anúncio que nem sempre deseja adquirir, ou pelo menos não naquele momento. Logo, em alguns momentos são necessários mais esforços para atrair e reter verdadeiramente um usuário e torná-lo cliente.
Combine Facebook Ads com Google Adwords
Facebook Ads ou Google Adwords: tais plataformas não são rivais, mas sim complementares, ou seja, o ideal é conciliar investimentos e estratégias em ambas. Combinar as duas significa atingir tanto o consumidor que já está procurando pelo produto ou serviço e também mostrá-los para quem ainda não os conhece e consolidar a marca no mercado e dar mais visibilidade.
Veja qual traz mais retorno para o seu negócio e concentre mais esforços nela, mas nunca esqueça da outra. No marketing digital, o ideal é que o cliente tenha acesso à empresa por todos os meios possíveis, ou seja, que a empresa ou negócio possa ser facilmente encontrada na internet, garantindo alcance maior no segmento e, consequentemente, mais pessoas interessadas.