Otimização de Sites

Categoria » Postagem sobre Otimização de Sites.

[Nova atualização do Google Panda e Pinguim: o que mudou no SEO?]

Nova atualização do Google Panda e Pinguim: o que mudou no SEO?

Coisas essenciais que você deve saber sobre o Google Panda e Pinguim.

A imagem de pandas e pinguins para a imaginação geral é de bichinhos inocentes e bonitinhos, totalmente inofensivos. O problema é que a Google usou estes nomes para as atualizações mais importantes no seu algoritmo, para a forma como classificam os resultados nas buscas. Muitos blogueiros e sites perderam posições, visitas (tráfego) e receita por conta disso, passando a temer Pinguim e Panda. Grandes empresas de SEO e outras empresas tiveram um grande impacto desde a introdução destes algoritmos, a maioria dos sites na internet tiveram que passar por uma grande reformulação ou foi completamente redesenhado para atender estes algoritmos.

Google Panda

É um algoritmo desenvolvido pelo Google, e é um antecessor para algoritmo de classificação do Google, chamado de resultados de pesquisa. A principal função do Panda é empurrar sites de qualidade superior mais acima nos resultados da pesquisa para os motores de busca. O Google Panda determina se um site é de qualidade superior ou de baixa qualidade e os classifica de acordo com suas classificações. O Google Panda é o primeiro de seu tipo a empregar algoritmo de Inteligência Artificial (IA) para determinar a qualidade de um site por classificação os seguintes parâmetros:

- Fluxo de tráfego (Valor Recorrente);
- Web design layout;
- Velocidade e confiabilidade.

O Google, então, analisa o resultado e verifica se há semelhanças com outros sites com o mesmo conteúdo de material e irá classificar o site com base em seu conteúdo. Para a maioria dos sites; aparecer em primeiro lugar nos resultados de pesquisa do Google é a principal prioridade, e chegar lá é muito competitivo. Com base na avaliação do Panda um site pode ganhar ou perder seu potencial de gerar renda.

Google Pinguim

É o algoritmo mais recente que foi lançado no início de 2012; Pinguim é uma versão mais avançada do Panda. O principal objetivo do Pinguim é diminuir o crescente "Black Hat" técnicas ilegais de otimização para motores de busca. O Panda é projetado para rastrear sites que estão em violação direta as Ferramentas para Webmaster, e reduzir o PageRank para esses sites. Outras técnicas de SEO que são denominadas Black Hat e pode ser rastreada pelo Google Pinguim são:

- Sites envolvidos na geração de esquemas de links;
- A duplicação de conteúdo deliberadamente;
- Sites que usam técnicas de camuflagem;
- Recheio de palavras-chave;
- Sites com links do mesmo texto âncora.

Quando o Pinguim rastreia um destes sites, uma notificação é enviada para o dono do site informando que o site está em violação e está usando táticas de Black Hat para promover o site. Estes sites são filtrados a partir de resultados de pesquisa do Google usando o Pinguim.

Diferença entre o Google Panda e o Pinguim

O Google Panda e o pinguim são projetados para a mesma finalidade de filtrar os sites de alta qualidade de outros sites e ajudá-los a obter um elevado PageRank. Mas as características e funções podem variar um pouco, mas o Google conseguiu o que estes algoritmos foram destinados.

O que devo fazer se for penalizado?

Caso você seja pego no Pinguim, confira a data das últimas atualizações e tente entender primeiramente se você fazia algum tipo de estratégia prejudicial, como comprar publieditorial, trocar links com sites, pedir para amigos colocarem o link para o seu negócio, LinkFarm, entre outros casos. Se a resposta for sim, então saiba que o Pinguim percebeu que o seu website estava inflado. O ideal, então, é ir atrás de todos esses links que você criou artificialmente e pedir a exclusão deles um a um. Vale lembrar que, mesmo limpando, vai demorar para seu site voltar a rankear normalmente. Outro ponto importante de salientar é que o seu tráfego não irá voltar a ser como era antes. Afinal, agora você tem menos links. Você ficou com alguma dúvida sobre o Panda e Pinguim Update do Google? Se restou alguma questão, deixe nos comentários. Até a próxima!

Gostou do post? Comenta aí!


Veja os Posts Relacionados!