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Backlinks: Por que você não sai do lugar sem eles?

Utilizados em estratégias de link building, os backlinks podem aumentar a relevância de um site.

  • 23/12/2021 às 12:00:00
  • Fonte: Antônio Luiz Alves
[Backlinks: Por que você não sai do lugar sem eles?]
Backlinks: Por que você não sai do lugar sem eles?

"Link" representa uma das palavras mais utilizadas por quem vive mergulhado no mundo do SEO (Search Engine Optimization). E não é à toa, pois a linkagem interna e externa das páginas do blog é uma estratégia importante para melhorar o rankeamento nos sites de busca e, consequentemente, trazer maior fluxo de visitas com a sua natural encontrabilidade na web. Mas você sabe o que significa o termo "backlinks"? Cada vez mais profissionais enxergam as vantagens do marketing digital e ingressam nesse meio. O problema é que alguns termos podem confundir a cabeça, principalmente dos iniciantes. Mas não se preocupe. Nesse post, explicaremos tudo para você. Ficou curioso? Confira agora o que são os backlinks e por que são tão importantes para a sua estratégia de SEO!

O que são backlinks

Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. O intuito é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o blog. Os backlinks podem ser internos, ligando suas próprias páginas com conteúdos relevantes para aumentar o tempo de permanência do usuário no blog, ou externa, trazendo o leitor de uma página de outro site ou blog. Isso acontece quando ainda não há um conteúdo relevante para linkar no próprio blog e também para melhorar o rankeamento das páginas indicando sites de autoridade no assunto. Por exemplo, todo link adicionado em outro site ou blog que direciona o usuário para os seus conteúdos, produtos e serviços são chamados de backlinks e, a quantidade de backlinks direcionados para o seu blog, serve como termômetro para indicar o nível de popularidade ou importância do site. No passado, os backlinks foram a principal métrica para o rankeamento de uma página na web. Uma página com um monte de backlinks espalhados pela web tinha a classificação mais elevada em todos os principais motores de busca, incluindo o Google, mas hoje as coisas são um pouco diferentes.

Quais são os tipos existentes de backlinks

Existem diversos tipos de backlinks existentes e você deve conhecer bem para que serve cada um deles antes de iniciar uma estratégia. Veja abaixo os principais:

Link Juice: São links que trazem o leitor de uma página da Web para algum de seus artigos ou página inicial do site ou blog, contribuindo assim para o ranking da página nos sites de busca. O link juice é mais utilizado para melhorar a autoridade de domínio.

Nofollow Links: Quando um site linka para outro, mas o link tem uma tag "nofollow" a ligação com ele não acontece totalmente. Em geral, a tag "nofollow" é usada para impedir que links adicionados nos comentários dos posts, por exemplo, sirvam de backlinks para outros sites, uma vez que tenham sua confiabilidade questionável.

Dofollow Links: Ao contrário dos nofollow links, os dofollow permitem que todos os links adicionados em seu blog funcionem como backlinks válidos.

Root Domains Links: Refere-se ao número de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio único. Sendo assim, mesmo se o site tiver uma dezena de links apontando para o seu blog, será considerado apenas um.

Low Quality Links: Representam links de baixa qualidade para o seu blog. Geralmente, são originados em diretórios de sites, sites de spam, sites pornográficos e quando se compra backlinks. Devido à baixa relevância dos links, eles podem prejudicar o seu esforço de melhorar o rankeamento do blog.

Internal Links: São links que vão de uma página para outra dentro do mesmo domínio. Os links internos permitem ligar suas próprias páginas com assuntos relevantes mantendo o leitor no blog por mais tempo.

Anchor Text: A parte do texto que é usado para fazer um hiperlink é chamado de texto âncora. Esse tipo de backlink funciona bem quando você está tentando ganhar autoridade em determinadas palavras-chave.

Relevância para as estratégias de SEO

Para o SEO, os backlinks mostram aos motores de busca que aquele site é relevante para os usuários que pesquisam um assunto específico, de tal forma que outros sites estão apontando para ele. Isso não apenas influencia no PageRank como na autoridade do site, ambos extremamente importantes no fator de posicionamento do Google. No entanto, vale lembrar que nem todo backlink é bom, e eles podem até prejudicar a reputação do seu site se não forem utilizados de maneira apropriada. Por exemplo, se um site de eletrônicos recebe backlinks de um site de roupas femininas, por exemplo, os robôs do Google saberão que algo está errado e pode considerá-los como "não qualificados", o que não surte efeito de posicionamento.

Como conquistar backlinks de qualidade?

Existem duas boas maneiras de conseguir backlinks. A primeira é criar um conteúdo tão interessante e de qualidade que outros sites farão a indicação espontaneamente. A segunda é adotar a estratégia de link building, semelhante a uma assessoria de imprensa, que faz o trabalho de buscar links de portais, veículos e sites em geral. Da mesma forma que concentrar os esforços de SEO em técnicas On Page é muito importante, vale sempre dividir as prioridades para trabalhar em estratégias Off Page, uma vez que ambas possuem grande relevância para manter o site nas primeiras posições dos buscadores – em especial, o Google. Como ficam os backlinks depois da última atualização do Penguin Muita coisa mudou em matéria de backlinks nos últimos anos. Houve um tempo em que até mesmo os links de baixa qualidade (Low Quality Links) ajudavam a melhorar o rankeamento de um site. Mas, desde que o Google lançou o seu novo algoritmo Penguin, toda a configuração de linkagens se alterou. Entenda como ficou:

O que é Penguin

O "Penguin" é, na verdade, uma série de atualizações no algoritmo de buscas do Google, que penalizam táticas de linkagens externas spammers (spams), ou seja, links conseguidos de forma não natural, através de compra e em páginas que não possuem conteúdos relevantes, por exemplo. Agora, só é válido ter backlinks de sites que abordam temas relevantes e tenham certa autoridade no assunto. Ainda assim, os backlinks devem ser contextuais. Se você tem um site ou blog sobre ferramentas de automação de marketing, por exemplo, e faz linkagens com sites de segmentos diferentes (totalmente fora do assunto), os backlinks não serão mais considerados. O objetivo agora deve ser em receber ligações de sites e blogs que possuam relevância e autoridade nos assuntos abordados.

Penalizações

O Penguin tem como objetivo penalizar todos os sites e blogs que exercem influência negativa com relação à tentativa de indexação de páginas de forma não natural ou forçada. Desde que foi implantado, o Penguin vem penalizando severamente os sites que usam táticas de blackhat, ou seja, formas de driblar o algoritmo de buscas e conseguir melhores posições nas páginas de resultados sem aplicar as boas práticas ou qualquer outro esforço para adquiri-los naturalmente. A função do Penguin, em parceria com o Panda (outra atualização importante do algoritmo), é fazer com que, cada vez mais, os resultados de pesquisas sejam satisfatórias para o usuário.

Pare de comprar backlinks imediatamente

O primeiro passo é deixar de usar serviços que obtenham links para o seu site ou blog. Com essa prática, suas páginas ficam sujeitas a penalidades do Google Penguim no futuro. Pare agora mesmo e comece a trabalhar duro para consegui-los de forma natural.

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