Internet

Categoria » Tudo sobre a Internet.

[DNS da Cloudflare ganha versão para Smartphone e promete privacidade de sua conexão]

DNS da Cloudflare ganha versão para Smartphone e promete privacidade de sua conexão

1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade.

A Cloudflare lançou em abril deste ano um novo DNS focado em privacidade e velocidade, o 1.1.1.1. Agora, o serviço criado em parceria com a Asia-Pacific Network Information Centre (APNIC) também está disponível para uso em conexões móveis em celulares e smartphones. A novidade está disponível por meio de aplicativos para Android e iOS.

A ideia por trás da iniciativa é garantir mais privacidade para quem navega em conexões públicas. Nelas, "as pessoas podem ver que sites você visita [e] ainda pior, o seu provedor de internet possivelmente está vendendo todo o seu histórico de navegação para quem pagar mais", registra a empresa.

Diante desse cenário o app 1.1.1.1 pode ser rapidamente ativado para revestir de segurança a conexão feita a partir do seu dispositivo móvel. Assim como na versão para desktop do serviço, ele também consegue atuar de forma mais ágil do que os seus principais concorrentes, reforçando a ideia de resolvedor de DNS mais rápido do mundo.

Para usar o aplicativo, basta fazer o download em seu smartphone ou tablet - ele já está disponível gratuitamente na Play Store e na App Store.

O que é DNS

O serviço DNS é o responsável localizar e "traduzir" endereços na web – quando você digita facebook.com no navegador, a rede consulta um desses serviços e retorna com um endereço como 157.240.18.35 (que é o endereço de IP do site). Geralmente, é o provedor de internet que cuida disso para você. Ao utilizar o DNS da Cloudflare, você altera esse intermediário.

A companhia afirma que não manterá informação nenhuma guardada e que para garantir a privacidade trabalha com uma auditoria da KPMG que examina constantemente seus sistemas e assegura que nada fica armazenado.

Privacidade e lucro

É claro que essa não é a única medida para que você tenha privacidade, mas já é alguma coisa. Se você ficou meio desconfiado e se perguntando como a companhia vai lucrar com esse serviço, eis uma breve explicação: o principal negócio da Cloudflare é oferecer soluções para sites carregarem mais rápido. Deste modo, disponibilizar um serviço de DNS que tenha um tempo de resposta mais curto do que a concorrência ajuda a sustentar outros produtos oferecidos pela companhia.

Como usar?

O DNS da CloudFlare usa os endereços 1.1.1.1 e 1.0.0.1 para conexões IPv4 (ou 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001 para IPv6), então é bem fácil de lembrar. Você pode alterar o endereço do servidor de DNS em cada um dos seus dispositivos, ou você pode alterar as configurações no seu roteador para aplicá-lo em toda a sua rede.

No Windows

Clique no botão Iniciar (logo do Windows);
Escreva "Painel de controle";
Clique no ícone do Painel de controle que aparece no menu;
Clique em "Rede e Internet";
Clique em "Central de Rede e Compartilhamento";
Clique em "Alterar as configurações do adaptador";
Clique com o botão direito do mouse no adaptador de rede que está conectado, depois clique em "Propriedades";
Clique na opção "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)", quando selecionado, clique em "Propriedades";
Selecione a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS", e escreva 1.1.1.1 em "Servidor DNS Preferencial" e 1.0.0.1 em "Servidor DNS Secundário".

No Roteador

Como existem várias marcas e vários modelos de roteadores no mercado, infelizmente, não há como mostrar como configurar o DNS em cada um deles, mas não tem segredo. Você precisa encontrar a opção de Servidor DHCP ou DHCP Server, na página de configuração do seu roteador. "Poxa, mas eu não tenho que configurar o servidor DNS, por que eu tenho que procurar por DHCP?". Calma, calma… o servidor DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo Dinâmico de Configuração de Hosts), é o responsável por entregar os endereços IP para cada dispositivo na rede. Ele também informa qual servidor DNS consultar quando a página de um site for requisitada, além de outras configurações.

Site Oficial

No endereço https://1.1.1.1, olha só -, a empresa menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes estão no DNSPerf, site responsável pelos testes.

Gostou do post? Comenta aí!


Veja os Posts Relacionados!